CENTRO DE GESTÃO E
ENGENHARIA DE CUSTOS Nossa missão é rentabilizar o nosso cliente no suporte à formação do preço e controle de custos Saiba mais

Conheça nossos cursos

Saiba mais

CURSO

2019 Curso de Orçamentos e Cálculo de BDI de Obras Civis Públicas e Privadas

2019 Curso de Orçamentos e Cálculo de BDI de Obras Civis Públicas e Privadas
  • A inscrição deve ser feita diretamento no site no link de Inscrição acima

 

Objetivo

Orientar técnicos, executivos ou empresários da construção civil na Elaboração de Orçamentos de Obras e Cálculo do BDI de Obras de Infraestrutura (Saneamento, Rodovias, Ferrovias, Portuárias, Aeroportuárias, Parques Eólicos, Termelétricas, Hidrelétricas, etc.), Edificações, Industriais e Comerciais. O curso também tem como objetivo apresentar a metodologia de cálculo de todos os itens que compõe o custo de uma obra e o preço de venda do orçamento.

 

Público Alvo

Profissionais que atuam no segmento da engenharia de custos de obras civis, direta ou indiretamente: gerentes de projetos e contratos, orçamentistas, engenheiros, arquitetos, técnicos, construtores, empresários e estudantes.                             

 

Programa do curso:

Tipos de Orçamentos: 
Estimativa paramétrica (similaridade) 
Estimativa analítica (operacional)
 

Quais softwares mais modernos no Mercado:
Para elaboração de Orçamentos e Gestão de Custos da Construção e adequados ao Porte das Empresas (BIM e ERP).
 

Formação de Preços:
Fluxograma do orçamento da obra.
Critérios de Medição: Levantamento de quantitativos e preparação da planilha de serviços.
Elaboração das composições analíticas de custo (materiais, mão de obra e equipamentos) e a importância da produtividade. Know-how prático de quais Bancos de Dados do mercado devem ser utilizados para cada tipologia de obra além de SINAPI e SICRO.


Pesquisa de mercado de preços básicos:
Mão de obra, materiais, equipamentos.
Análise de propostas de serviços de terceiros (compatibilização de preços).
Conceituação de CIF/FOB

Mão de Obra: 
Estudo dos encargos sociais trabalhistas com e sem desoneração (Lei 13.161/15,  MP 774) - FAP- Novo integrante de Encargos Sociais, Produtividade- RUP Razão Unitária de Produção.
Legislação: Lei 8666, Lei 11.448-REIDI, Lei RDC, LDO- Lei das Diretrizes Orçamentárias e Acórdãos do TCU-BDI.
Noções de Normas Internacionais de Orçamentos, NBR 16.633 e NBR 12.721.

Conceituação de BDI e Tipos de Custos:
Diretos e indiretos
Impostos e Carga Tributária incidente nos insumos e serviços.
Cálculo do BDI desonerado e não desonerado - metodologia aplicada aos benefícios e despesas indiretas – Formação de Preços.
Apresentação de Case de Obras Orçadas e Executadas:
Curva ABC
Cronograma Físico – Financeiro.
Fluxo de Caixa

Dinâmica de Grupo:

Elaboração de Orçamento em Sala de Aula
 

Pré-requesito

Para este curso será necessário trazer computador.

 

Agenda 2019 de realização de nossos cursos:  

Local:  

Dias: 

Horários: 

Endereço: 

 

Palestrante:

CRK, MS.C Eng,  Inaiara de Barcellos Ferreira Marini (Oliveira)

CRK - Certified Remarkable Knowledge (Notório saber em Custos) pelo ICEC - International Cost Engeenering Council, Mestrado em Engenharia pela UFRGS, Especialista em Orçamentos-IBEC, Graduação em Engenharia Civil pela PUC/RS. Integrante da Comissão que Elaborou a 1ª Norma Técnica Brasileira de Orçamentos: A NBR 16.633/2017- Elaboração de orçamentos e formação de preços de empreendimentos de infraestrutura.
 Consultora em Orçamentos/ Licitações e Perícias Orçamentárias. Owner da Centro de Gestão de Engenharia de Custos.
Profissional com 22 anos de experiência em engenharia de custos atuando na elaboração de atividades técnicas de orçamento, planejamento e controle de obras das empresas: Serveng Civilsan (SP), Consórcio Serveng/Galvão Engenharia, Consórcio Serveng /OAS, TRANSPETRO/Petrobras (RJ), Solvi Saneamento (SP), Magna Engenharia (RS), Lamb Construções Industriais, Construtora Premold, ESBEL e Bortoncello Incorporações, Consultoria na Rossi, entre outras  empresas.
Atua em todo Brasil como Professora de MBA do IPOG, Instituto IDD (Crea-PR). Lecionou 15 anos no MBA do IBEC-Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos
É palestrante em congressos, seminários e cursos in company:, PINI, BNDES, TCE-MG, Vale do Rio Doce, Banco do Brasil, SINDUSCON-AL, INSTITUTO DE ENGENHARIA–SP, Petrobras-BR, Estaleiro Brasa-Niteroi, Aceco-SP, AMMVI – Associação dos Municípios do Vale do Itajaí, AGIR-Agencia Intermunicipal de Regulação-SC e SENGE-RS.
 

Investimentos:

Valor do Curso: R$ 980,00 (Novecentos e Oitenta Reais).

FORMAS DE PAGAMENTOS

À vista 20%

Parcelamento: Paypal em até 04 vezes

 

Certificado
Será fornecido pelo Centro de Gestão e Engenharia de Custos.

 

Material Didático
Cada participante receberá Apostila e o link do conteúdo teórico e prático do curso que serão desenvolvidos em sala de aula.

 

Considerações para Cancelamento e ressarcimento:

  • Observações: Caso não ocorra o pagamento até o vencimento, a inscrição será cancelada.
  • Desistência: Até 2 dias úteis antes do curso a devolução da inscrição será integral. Após este período, a devolução será de 80% do valor pago.
  • Cancelamento ou adiamento de cursos: A confirmação do curso será feita com, no mínimo, 05 dias antes do início do treinamento. Caso não tenha quórum mínimo, os cursos serão adiados ou cancelados. Nesse caso, o valor pago será integralmente devolvido.
  • Reembolsos: Os reembolsos serão realizados em até cinco dias úteis após o comunicado e a informação sobre os dados bancários.  Inscrição cancelada com pagamento efetuado poderá optar por substituição de participante, posterior utilização do crédito e/ou ressarcimento de valores.
  • O pagamento pode ser feito por Deposito ou pelo paypal (parcelado).

KNOW-HOW E QUALIDADE
NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Depoimentos

“Curso com abordagem atualizada, focado, que entrega aplicabilidade com cases práticos e realistas. Instrutora com bagagem acadêmica e prática”.
Eng. André Fernando da Silva
SABESP